Google
 

domingo, 27 de maio de 2007

InfoBrasil 2007

Caros Telemáticos,

A InfoBrasil, tradicional evento anual da área de TI (tecnologia da informação) no Ceará, foi realizada entre 23 e 26 de maio, no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza. A programação, contou com três grandes eventos paralelos, o ‘‘VII Seminário E-Gov’’ (enfocando soluções governamentais em tecnologia), o ‘‘II Fórum dos Institutos de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação do Norte e Nordeste’’ e o ‘‘III Fórum de Educação Tecnológica e Inclusão Digital’’. A InfoBrasil, em sua 33ª edição, passou a ser realizada pelo Instituto Atlântico, vinculado ao CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

A feira é um evento mas voltado para as empresas mostrarem seus trabalhos e realizarem negocios com possiveis clientes. Não era um evento com foco na comunidade academica, com palestras tecnicas para alunos. Existiam stands de empresas, do governo e instituições de ensino (inclusive do CEFET). Compareci ao evento no dia 25/05, mas precisamente sexta-feira a tarde. E em três horas, pude presenciar as seguintes palestras:

Oportunidades de Investimento e Projetos do CIEAM

Palestra ministrada por Celso Piacentini, diretor do CIEAM - Centro de Indústrias do Estado do Amazonas. Cheguei já no meio da apresentação, mas pude ouvir a experiência do palestrante nos negócios e projetos existentes em Amazonas. As leis vigentes para o Amazonas e Zona Franca de Manaus são diferentes das vigentes no resto do país, o protecionismo é grande, produtos somente podem entrar pelo aeroporto ou pelo porto. A atuação da policia federal é ferrenha.

Projetos de ensino e treinamento da população estão em andamento, através da parceria entre governo, empresas e indústrias instaladas na área. Eles fornecem escola para os familiares dos trabalhadores e cursos diversos para jovens e empregados, com o objetivo de elevar o índice de desenvolvimento humano e gerar mão de obra qualificada para as empresas multinacionais instaladas no estado.

Ele falou um pouco sobre a TV Digital Brasileira, com relação ao processo de fabricação do set-top-box. O dispositivo, antes seria fabricado fora do brasil, mas depois que um grupo de técnicos conversou com Dilma Rousseff, Ministra da Casa Civil, explicaram para ela que os gastos seriam 1/8 do que tinham falado para ela. Ela percebeu que estavam querendo engana-la com os valores necessários para a fabricação, e decidiu que a fabricação será na Zona Franca mesmo.



Business Innovation

Palestra ministrada por Elias Sfeir, EAS Consulting CO (seja lá o que isso significa). Gostei muito desta palestra, apesar dela ter durado apenas 20 minutos, ele já tinha ministrado a mesma em outro auditório. O palestrante mostrou uma visão geral das novas tecnologias, de como as coisas funcionavam antes no mundo e como funcionam agora depois da disseminação da TI (tecnologia da informática).

Por exemplo, antes indústrias com linha de produção em massa do mesmo produto, mesmo modelo, tipo os carros da Ford, todos iguais. E agora, o cliente customizando seu produto, ele que escolhe como quer seu carro. As empresas conhecem pessoalmente seus clientes, seus rostos e suas preferências. Ele falou sobre nanotecnologia, inteligência artificial e sobre sua mais recente paixão, a Biotecnologia.

Apesar de o microfone ter falhado a apresentação inteira, ele conseguiu atrair a atenção de todos com temas interessantes em pouco mais de 20 minutos. Gostaria de ter os slides da apresentação, para colocar aqui. Bem interesante.



Desenvolvimento de aplicações para dispositivos movéis

Palestra ministrada por Wilber Cabral Rodrigues, Analista de Sistemas do Instituto Atlântico. Apresentação sobre desenvolvimento em J2ME. Não achei interessante, por ter sido uma palestra muito técnica. Abordando especificações JSR utilizadas para determinados dispositivos e aplicações. Sem contar que quase fiquei surdo, aconteceu um problema no sistema de som que gerou um barulho que ecoou por todo o ambiente.



Smart Finance - Soluções Móveis para Sistemas Financeiros

Palestra ministrada por Auler Gomes de Sousa, Coordenador de Projetos do Instituto Atlântico. Apresentou o Smart Finance, que é uma solução para disponibilização de serviços e transações bancárias em aparelhos celulares levando mobilidade com segurança para os clientes de um banco. Ele é composto pelos módulos: M-Payment, Mobile Banking e Internet Banking, para a realização de transações comerciais utilizando apenas o celular. Interessante ver como a linguagem Java para dispositivos móveis evoluiu, permitindo criar aplicações comerciais úteis para as pessoas.



Não fiquei para a mesa redonda realizada sob o comando do jornalista Paulo Markun, apresentador do programa “Roda Viva”, da TV Cultura. Markun comandou entrevistas com as principais personalidades do meio acadêmico, governamental e de negócios do segmento de TI e telecomunicações, que falaram sobre ‘‘os assuntos que mais interessam ao setor’’.

Fonte: http://www.infobrasil.inf.br

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Um Anel para todos governar...



Cientistas criam mouse anel

Cientistas da universidade Worcester Polytechnic Institute, em Massachusetts, Estados Unidos, desenvolveu um mouse revolucionário, capaz de detectar movimentos tridimensionais.

O invento foi batizado de MagicMouse e tem formato de anel. Ele pode ser usado para ações normais e para softwares que usem ambientes tridimensionais, como as ferramentas CAD ou jogos. Ele necessita de um aparelho que realiza a detecção dos movimentos do usuário e a detecção é parecida com a localização dos sistemas GPS (qual de vocês Telemáticos já esqueceu como é?).

É claro que ainda é um protótipo, um trabalho de faculdade. Nem tem botões ainda. Agora só de imaginar usar o computador como quem está jogando Wii é demais.

Notícia original: http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=7673&sec=3

Página do projeto: http://www.wpi.edu/News/Media/popsci2007.html

quarta-feira, 23 de maio de 2007

I ENCONTRO DE PROJETOS SOCIAIS - CEFETCE


Pessoal,

Dêem uma olhada na notícia do link: http://www.cefetce.br/Extensao/projetos_sociais/enprosoc/
Trata-se do I ENCONTRO DE PROJETOS SOCIAIS - CEFETCE.
Resumidamente...

I ENCONTRO DOS PROJETOS SOCIAIS: UM PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A PRÁTICA SOCIAL

ORGANIZADORES

COORDENADOR GERAL
• Tereza Cristina Valverde Araújo Alves

COORDENADOR CIENTÍFICO
• Adeildo Cabral da Silva

COMISSÕES:

COMISSÃO CIENTIFICA
• Adeildo Cabral da Silva
• Andrea Maria Rocha Rodrigues
• Antonio Mauro Barbosa de Oliveira
• Enilce Lima Cavalcante de Souza
• João Osvaldo Silva Campos

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA
• Ana Claudia Uchoa Araújo
• Onidracir Ribamar Soares do Rosário
• Marcos Monte Cruz

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO
• Emmanuelle Maria Vasconcelos Matos
• Maria das Dores Nascimento Dantas

COMISSÃO DE APOIO
• Luzia Soares da Silva
• Maria Irene Silva de Moura

DATA DO EVENTO:
• Evento: 11, 12 e 13 de julho de 2007

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
• Inscrição com apresentação de trabalho: 21 de maio até 06 de junho de 2007.
• Resultado de aceite de trabalhos: 07 de junho de 2007.
• Reenvio de trabalhos: 08 a 11 de junho de 2007.

INFORMAÇÕES:
• projetosocial@cefetce.br
• 9927-4998 (Andrea)

PARCEIROS
• ainda a confirmar

APOIO
• ainda a confirmar

Bem, então, aos que demonstrarem interesse na mostra, espero que analisemos a possibilidade de participarmos.
Valeu!

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Buscador de Rádios

Venho aqui mais uma vez dar uma dica. Hoje eu queria apresentar, pra quem não conhece, o RadioBrowser. É um programa gratuíto em que você pode escutar músicas de todos os tipos. Estas músicas vêm de fontes da internet. Aparentemente o funcionamento é assim: tem um servidor que faz as buscas das músicas, em algum lugar. Essa busca pode ser por nome da música, do artista, do disco ou do trecho, ou seja, ele procura a letra da música também. Além disso existe uma aba com as rádios online aqui do Brasil. Além destas, existem outras funcionalidades que vocês podem relatar ai nos comentários. A má notícia é que precisa do Windows Merdia Player, isto é, só funciona no Windows. Não sei se tem como emular isto no Linux, quem sabe o Humberto resolva esse problema.

Bom proveito.


quarta-feira, 2 de maio de 2007

Feed RSS


O que é feed RSS?


Para quem não sabe, um feed RSS é uma ótima invenção. Mas o que é um feed? Bom, RSS é uma tecnologia de feeds. Também existe o Atom e outros que eu não conheço.

Os feeds permitem que vejamos um "resumo" disponibilizado pelos sites e leiamos apenas esse resumo, sem precisar entrar no site e carregar todo o conteúdo. Isso funciona muito bem com notícias, com o conteúdo do feed sendo o título e a manchete da notícia, e caso o leitor queira ler todo o conteúdo ele entra no site do jornal. Com um leitor de feeds você pode ler sempre as notícias mais recentes do seu jornal favorito.

Outro lugar muito bom para se ter um feed é um blog. Quem visita o blog com freqüência precisaria ir sempre à página para acompanhar as mudanças, e nem sempre haveria o que ver. O nosso blog tem um feed RSS, e com ele você pode acompanhar cada novo post.

Como acompanhar um feed?


Para acompanhar um feed, você precisa de um programa leitor de feeds. Há alguns, mas eles não são mais necessários: há o Firefox, o iGoogle, o MyYahoo e o Netvibes. O Firefox tem um leitor de feeds incluso desde a versão 1.5, e que o Internet Explorer 7 copiou. O iGoogle, o MyYahoo e o Netvibes permitem uma personalização de páginas com inclusão de vários feeds. Na versão 2.0 do Firefox, assinar um feed é muito fácil, veja só:

Quando você visita um site com um feed, o firefox exibe essa figura laranja na barra de endereço. Clicando nela, você é redirecionado para uma página especial que mostra o conteúdo do feed e opções para inscrevê-lo em vários locais. Pode ser no seu leitor de feeds favorito ou num desses serviços web ou nos favoritos do Firefox. Inscrevendo nos favoritos do Firefox, você terá um menu nos favoritos cujo conteúdo é cada post do blog (ou cada título de notícia do jornal).

Assim nós pobres autores do blog Os Telemáticos poderemos poupar o trabalho de mandar um e-mail para a lista da turma informando sobre uma atualização.