Google
 

quarta-feira, 5 de março de 2008

Suporte Caseiro para Laptop

Alguns dias atrás, vi no Lifehacker como construir um Suporte para Laptop. Na verdade, o artigo leva a um álbum do flickr que mostra alguns detalhes do suporte montado.


Claro que fiquei muito interessado em ter um, já que a exaustão de ar dos notebooks se dá por baixo, e nem sempre há espaço suficiente para que o ar escape. É bem fácil de se fazer, a coisa mais difícil foi encontrar o material.

O que é necessário e onde comprar em Fortaleza
Primeiro procurei as grades. São grades para fazer estantes, que são montadas com conectores de plástico. Ninguém que eu conheço sabia onde comprar, então eu tive de ir passear no Centro de Fortaleza até encontrar um loja que vendesse.

Aqui está um link para a localização da loja. Ela fica perto do cruzamento da Rua Guilherme rocha com a 24 de Maio. É bem pequena e só vende isso: material para estantes. Comprei duas grades quadradas (8x8 quadrados) e uma menor, 2x8 quadrados. Custou R$2,50 cada grade grande e R$2,00 a menor.

As abraçadeiras eu demorei menos a encontrar, mas é mais difícil de achar no mapa. Aqui tem um mapa da região. É uma loja de material elétrico e hidráulico que fica entre a Praça do Ferreira e os Correios. A loja fica numa esquina, possivelmente na qual a Rua São Paulo termina e começa a Rua Visconde de Sabóia. Eu não lembro olhando de cima. As abraçadeiras custam 8 centavos a unidade. Comprei um cento, nunca se sabe quando serão úteis na hora de prender o irmão menor na mesa da cozinha.

A montagem
A montagem é fácil. Só precisei de 6 abraçadeiras. Primeiro juntei a grade menor a uma das maiores. Colocando a segunda maior por cima, dá pra ter uma idéia da inclinação final. Pelas fotos, dá pra ver que fixei a parte de cima da grade menor no segundo quadrado da grade que fica por cima. Colocar no terceiro deixa muito baixo. Colocar no final da grade não aumenta muito a inclinação.



A única coisa que ficou faltando foi pensar num mecanismo que permita encaixar e desencaixar as grades com facilidade, para ter alguma flexibilidade em relação à altura. Idéias são bem-vindas.

Outra coisa que pode adicionar um toque a mais de refrigeração é um ventilador alimentado pela USB, que poderia ficar por debaixo do notebook, entre as grades. Esse aí eu tenho quase certeza que em Fortaleza não se compra.