Google
 

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CESOL 2008 - dia 20 de Agosto

Projeto GNOME
Iniciando minha peregrinação pelas palestras de hoje, fui ao Auditório da Geografia para assistir à palestra sobre o Projeto GNOME. John Wendell mostrou um pouco de como se organizam as divisões do Projeto e as áreas que precisam de mais colaboradores. As áreas mais carentes são a de arte e de documentação.

Python no celular
A Nokia disponibiliza um ambiente Python para seu sistema Symbian. A palestra mostrou a utilização de um console remoto (via bluetooh). Esta solução permite acesso a todas as funções do sistema Symbian, através de bibliotecas python.

Como exemplo, Iuri, o palestrante, tirou screenshots das telas de seu celular, gravou sons e tirou uma foto da platéia. Tudo através do console de seu notebook e enviando via bluetooh para as pessoas na platéia.

Como introdução ao Python, Iuri sugeriu o livro Diving into Python que está disponível gratuitamente em http://diveintopython.org/ e o livro Mobile Python, de Jürge Scheible e Ville Tuulos.

Agenda do CESOL

Olá telemáticos.

A cobertura deste evento terá uma novidade: adicionei na barra lateral a agenda das palestras que pretendo assistir no CESOL. Através dela, vocês podem acompanhar o que está por vir no blog.


Acompanhem também notas curtas no meu twitter: http://www.twitter.com/xisberto. Só não adiciono o feed do twitter aqui porque ele é muito lento.

Para ver a agenda completa, visitem a grade no site do evento. Vejam que coloquei na agenda algumas palestras "sobrepostas", o que significa que poderei assistir a uma ou a outra, ainda não decidi. Vocês leitores podem sugerir a preferência por uma ou outra palestra nesta situação.

Se alguém quiser também algum detalhe sobre outra palestra que não esteja na grade, aceitarei sugestões pelo twitter e por comentários no blog.

Gostaria também que outros colegas do blog ou da turma que forem participar se propusessem a relatar também sua participação.

Até mais com outras notícias!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

CESOL 2008

Olá telemáticos!

Acontece na UFC de 19 a 23 de agosto o CESOL - Congresso Estadual de Software Livre do Ceará. Como de costume, vou escrever aqui relatos das palestras que assistir. Dependendo do nível de rendimento, podem ser posts inteiros sobre uma palestra ou apenas um post com o resumo do dia.

Tentarei também tirar algumas fotos e vídeos também, mas meu celular não é essas coisas todas em qualidade da câmera.

Até mais, pessoal!