Google
 

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Feed RSS


O que é feed RSS?


Para quem não sabe, um feed RSS é uma ótima invenção. Mas o que é um feed? Bom, RSS é uma tecnologia de feeds. Também existe o Atom e outros que eu não conheço.

Os feeds permitem que vejamos um "resumo" disponibilizado pelos sites e leiamos apenas esse resumo, sem precisar entrar no site e carregar todo o conteúdo. Isso funciona muito bem com notícias, com o conteúdo do feed sendo o título e a manchete da notícia, e caso o leitor queira ler todo o conteúdo ele entra no site do jornal. Com um leitor de feeds você pode ler sempre as notícias mais recentes do seu jornal favorito.

Outro lugar muito bom para se ter um feed é um blog. Quem visita o blog com freqüência precisaria ir sempre à página para acompanhar as mudanças, e nem sempre haveria o que ver. O nosso blog tem um feed RSS, e com ele você pode acompanhar cada novo post.

Como acompanhar um feed?


Para acompanhar um feed, você precisa de um programa leitor de feeds. Há alguns, mas eles não são mais necessários: há o Firefox, o iGoogle, o MyYahoo e o Netvibes. O Firefox tem um leitor de feeds incluso desde a versão 1.5, e que o Internet Explorer 7 copiou. O iGoogle, o MyYahoo e o Netvibes permitem uma personalização de páginas com inclusão de vários feeds. Na versão 2.0 do Firefox, assinar um feed é muito fácil, veja só:

Quando você visita um site com um feed, o firefox exibe essa figura laranja na barra de endereço. Clicando nela, você é redirecionado para uma página especial que mostra o conteúdo do feed e opções para inscrevê-lo em vários locais. Pode ser no seu leitor de feeds favorito ou num desses serviços web ou nos favoritos do Firefox. Inscrevendo nos favoritos do Firefox, você terá um menu nos favoritos cujo conteúdo é cada post do blog (ou cada título de notícia do jornal).

Assim nós pobres autores do blog Os Telemáticos poderemos poupar o trabalho de mandar um e-mail para a lista da turma informando sobre uma atualização.

Um comentário:

Bruno Garcia disse...

Já conhecia, mas pretendo pegar feeds de sites interessantes, pois ainda não utilizo nenhum.

Até domingo a primeira parte da cobertura sobre o Cejug Tech Days. Estou aguardando materiais mais completos: videos, fotos, essas coisas.

Tenho um post sobre PodCast pronto, so falta alguns comentarios sobre os podcasts que escuto.

Em breve nos Telemáticos.