Google
 

domingo, 27 de maio de 2007

InfoBrasil 2007

Caros Telemáticos,

A InfoBrasil, tradicional evento anual da área de TI (tecnologia da informação) no Ceará, foi realizada entre 23 e 26 de maio, no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza. A programação, contou com três grandes eventos paralelos, o ‘‘VII Seminário E-Gov’’ (enfocando soluções governamentais em tecnologia), o ‘‘II Fórum dos Institutos de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação do Norte e Nordeste’’ e o ‘‘III Fórum de Educação Tecnológica e Inclusão Digital’’. A InfoBrasil, em sua 33ª edição, passou a ser realizada pelo Instituto Atlântico, vinculado ao CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

A feira é um evento mas voltado para as empresas mostrarem seus trabalhos e realizarem negocios com possiveis clientes. Não era um evento com foco na comunidade academica, com palestras tecnicas para alunos. Existiam stands de empresas, do governo e instituições de ensino (inclusive do CEFET). Compareci ao evento no dia 25/05, mas precisamente sexta-feira a tarde. E em três horas, pude presenciar as seguintes palestras:

Oportunidades de Investimento e Projetos do CIEAM

Palestra ministrada por Celso Piacentini, diretor do CIEAM - Centro de Indústrias do Estado do Amazonas. Cheguei já no meio da apresentação, mas pude ouvir a experiência do palestrante nos negócios e projetos existentes em Amazonas. As leis vigentes para o Amazonas e Zona Franca de Manaus são diferentes das vigentes no resto do país, o protecionismo é grande, produtos somente podem entrar pelo aeroporto ou pelo porto. A atuação da policia federal é ferrenha.

Projetos de ensino e treinamento da população estão em andamento, através da parceria entre governo, empresas e indústrias instaladas na área. Eles fornecem escola para os familiares dos trabalhadores e cursos diversos para jovens e empregados, com o objetivo de elevar o índice de desenvolvimento humano e gerar mão de obra qualificada para as empresas multinacionais instaladas no estado.

Ele falou um pouco sobre a TV Digital Brasileira, com relação ao processo de fabricação do set-top-box. O dispositivo, antes seria fabricado fora do brasil, mas depois que um grupo de técnicos conversou com Dilma Rousseff, Ministra da Casa Civil, explicaram para ela que os gastos seriam 1/8 do que tinham falado para ela. Ela percebeu que estavam querendo engana-la com os valores necessários para a fabricação, e decidiu que a fabricação será na Zona Franca mesmo.



Business Innovation

Palestra ministrada por Elias Sfeir, EAS Consulting CO (seja lá o que isso significa). Gostei muito desta palestra, apesar dela ter durado apenas 20 minutos, ele já tinha ministrado a mesma em outro auditório. O palestrante mostrou uma visão geral das novas tecnologias, de como as coisas funcionavam antes no mundo e como funcionam agora depois da disseminação da TI (tecnologia da informática).

Por exemplo, antes indústrias com linha de produção em massa do mesmo produto, mesmo modelo, tipo os carros da Ford, todos iguais. E agora, o cliente customizando seu produto, ele que escolhe como quer seu carro. As empresas conhecem pessoalmente seus clientes, seus rostos e suas preferências. Ele falou sobre nanotecnologia, inteligência artificial e sobre sua mais recente paixão, a Biotecnologia.

Apesar de o microfone ter falhado a apresentação inteira, ele conseguiu atrair a atenção de todos com temas interessantes em pouco mais de 20 minutos. Gostaria de ter os slides da apresentação, para colocar aqui. Bem interesante.



Desenvolvimento de aplicações para dispositivos movéis

Palestra ministrada por Wilber Cabral Rodrigues, Analista de Sistemas do Instituto Atlântico. Apresentação sobre desenvolvimento em J2ME. Não achei interessante, por ter sido uma palestra muito técnica. Abordando especificações JSR utilizadas para determinados dispositivos e aplicações. Sem contar que quase fiquei surdo, aconteceu um problema no sistema de som que gerou um barulho que ecoou por todo o ambiente.



Smart Finance - Soluções Móveis para Sistemas Financeiros

Palestra ministrada por Auler Gomes de Sousa, Coordenador de Projetos do Instituto Atlântico. Apresentou o Smart Finance, que é uma solução para disponibilização de serviços e transações bancárias em aparelhos celulares levando mobilidade com segurança para os clientes de um banco. Ele é composto pelos módulos: M-Payment, Mobile Banking e Internet Banking, para a realização de transações comerciais utilizando apenas o celular. Interessante ver como a linguagem Java para dispositivos móveis evoluiu, permitindo criar aplicações comerciais úteis para as pessoas.



Não fiquei para a mesa redonda realizada sob o comando do jornalista Paulo Markun, apresentador do programa “Roda Viva”, da TV Cultura. Markun comandou entrevistas com as principais personalidades do meio acadêmico, governamental e de negócios do segmento de TI e telecomunicações, que falaram sobre ‘‘os assuntos que mais interessam ao setor’’.

Fonte: http://www.infobrasil.inf.br

4 comentários:

Kuno disse...

Cara.
Deve ter sido MUITO legal!
Eu até tinha convites, mas não pude ir. Infelizmente. FODA!!!
Obrigado por ter feito esse post, Garcia!

Anônimo disse...

Bruno, parabéns pelos comentários e principalmente pela motivação em participar de eventos que contribuem para o seu desenvolvimento profissional assim como da equipe técnica da empresa.

Reginaldo Silva disse...

Ok, Garcia!
Estava planejando-me para comparecer ao evento, mas tive que ir a uma indústria, para uma entrevista.
Bem, mas hoje, 28/05, conversando com um colega da UFC que foi ao Seminário, fiquei sabendo que o encontro foi meio "monótono", segundo o mesmo, em relação às inovações.
De qualquer maneira, particularmente, acho que toda possibilidade de ficarmos informados de alguma(s)tecnologia(s) é bastante válida.
Parabéns pelo ponto de vista, valeu!

Bruno Garcia disse...

Meio "monótono" é elogio, foi muito "monótono". Mas como é eu expliquei: o evento é para negócios entre governo, empresas e clientes, não para a comunidade acadêmica. O Caio pode explicar, pois estava lá no stand da empresa que ele está montando com uma galera lá do Cefet Pirambu.