Google
 

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Surface: PC sem teclado ou mouse


Esta semana a Microsoft lançou um novo modelo de computador, totalmente baseado em uma tela sensível ao toque.

O aparelho tem formato de mesa, e vai custar de 5 a 11 mil dólares. Ele tem hardware próprio e roda Windows Vista (é claro!) com uma camada de software que torna o Vista totalmente transparente.

Lógico que não é um computador para trabalho. Ele não tem teclado nem mouse nem menus. Como se abre um programa? Bom, até agora, o site oficial mostra os programas em uso. Lá tem uns vídeos de demonstração.

Ele se conecta automaticamente com celulares e outros aparelhos móveis que usem bluetooth ou outra conexão sem fio. E abre automaticamente os programas para utilizar esses aparelhos. É só colocar o celular em cima da "mesa" e ele mostra as fotos armazenadas no celular. Então você "pega" as fotos e amplia, gira, etc.

Em um restaurante, rodando um sistema devidamente configurado, ao colocar um copo em cima do aparelho (quem sabe há um chip RFID colado no copo?) ele abre o cardápio do restaurante oferecendo outros pratos para acompanhar a bebida.

A INFO Online tem uma reportagem sobre ele aqui, e tem uma foto com uma legenda que diz "Adeus à tendinite: este computador não dá dores nos punhos". Mas peraí: olha a altura da mesinha! A lombar manda lembranças!

Nenhum comentário: