Google
 

terça-feira, 28 de agosto de 2007

O que é Podcast?

Caros Telemáticos,

Nos últimos meses tenho me deparado com a seguinte situação: passo uma média de seis horas do meu dia em frente a um computador desenvolvendo sistemas (nome mais bonito para garoto de programa) . Enquanto fico com os olhos no monitor e os dedos no teclado, gosto de colocar os fones nos ouvidos e escutar uma boa música. Mas depois de um tempo escutando as mesmas músicas, afinal de contas não faço download de um cd novo por dia, pensei porque não escuto pessoas falando sobre assuntos interessantes ao inves de escutar sempre elas cantando e fazendo barulho.

Pois bem, com essa ideia na cabeça fui procurar podcasts na Internet. Mas que raios é um Podcast? Então la vai a explicação (senta que la vem história):

O podcasting é um sistema de transmissão de arquivos pela Web que permite, para um ouvinte, receber automaticamente, cada vez que ele se conecta na Internet, as novas edições de um programa de rádio (ou vídeo) sem que ele tenha de visitar a todo o momento o site em que o programa é produzido. A cada nova edição, o ouvinte é notificado e o programa --o podcast-- é automaticamente baixado em seu computador.

Depois disso, é só escutar o podcast. No próprio micro ou num tocador portátil de MP3. Apesar do nome dessa tecnologia estar associada ao player iPod, da Apple, qualquer marca de tocador portátil de MP3 pode reproduzir um podcast (arquivo transmitido via podcasting).


Para receber um podcast, basta que o ouvinte faça uma assinatura do programa que lhe interessa, adicionando o endereço específico da transmissão em seu agregador de mídia (rss), software que, baseado na tecnologia "xml", faz a atualização dos novos episódios de um programa assinado.

Para se aventurar pela podosfera (nome que se dá ao universo dos podcasts), é preciso ter um programa agregador para fazer as assinaturas e o download dos podcasts, e de um programa que leia arquivos MP3, como o Windows Media Player, iTunes, Winamp ou Real Audio, que servem para ouvir os podcasts efetivamente. Os programas iTunes (a partir de sua versão 4.9) e o Winamp (a partir de sua versão 5) condensam em si essas duas funções, permitindo fazer a assinatura, download e audição de um podcast sem necessidade de outro software. Todos esses programas podem ser baixados da Web gratuitamente.

Para produzir seu próprio podcast, é preciso ter um kit multimídia completo, com placa de som, microfone e caixas de som (ou fones de ouvido). Além disso, é necessário ter um programa de gravação e edição de áudio em seu computador. Alguns kits multimídia já vêm um programa para isso. Senão, é possível encontrar na Web programas gratuitos, como o Audacity, que permitem capturar sons, editá-los e exportar em formato MP3.

Com pouco mais de um ano de vida --considera-se que o podcast tenha "nascido" em meados de 2004-- o podcasting conta já nos Estados Unidos com estimados cinco milhões de ouvintes, e a expectativa é de que em 5 anos esse número ultrapasse a marca dos 60 milhões. Instituições tão diversas como o Vaticano e a Nasa já têm seu podcast, e o termo tem ganhado tanto destaque que, ao final de 2005, o dicionário americano "New Oxford" elegeu "podcast" a "palavra do ano".

Depois dessa bela explicação, você me pergunta: Sim cara palida, e que podcasts você escuta?

Realizei uma lista dos podcasts que baixo na internet e outros que ainda não escutei, mas que peguei como referência. Eles serão comentados em diversos posts aqui no blog, divididos por categoria, com comentários acerca dos que acho mais interessantes. Para começar:

- TECNOLOGIA

Descrição: Portal Idg Now
Link: http://idgnow.uol.com.br/podcast/
Comentário: Toda semana um convidado é entrevistado sobre assuntos relevantes dentro da comunidade tecnológica. Excelente, por entrevistar especialistas sobre diversos aspectos da tecnologia. Abordando temas que vão desde lançamentos como o Windows Vista e o Second Life, até o acompanhamento dos pais na utilização de tecnologias pelos seus filhos e medidas de bem estar para profissionais da area tecnológica que passam o dia em frente a uma maquina. È bom porque não aborda assuntos tecnicos e sim temas relevantes que estão presente no cotidiano da sociedade.

Descrição: PapoTech
Link: http://www.papotech.com.br/blog/?cat=7

Descrição: Revista Info
Link: http://info.abril.com.br/podcast/

Descrição: Mesa de Centro
Link: http://www.mesadecentro.com/

E vocês, escutam algum Podcast? Se sim, comentem quais. Se não, a lista de recomendações está feita. Bom proveito!

2 comentários:

Xisberto disse...

Beleza, Garcia! Ótimo post! E valeu pelas recomendações! Desses eu só escuto o Papotech; os outros que eu escuto são em esperanto e nem valeria dizer aqui quais são.

Daniel Santos disse...

Ficou muito bom mesmo esse teu post Bruno, sendo que dessas recomendações que você citou, eu só tinha escutado os podcast do idgnow, enfim, creio que este é hábito que se tornará cada vez embutido no nosso cotidiano.