Google
 

quarta-feira, 5 de março de 2008

Suporte Caseiro para Laptop

Alguns dias atrás, vi no Lifehacker como construir um Suporte para Laptop. Na verdade, o artigo leva a um álbum do flickr que mostra alguns detalhes do suporte montado.


Claro que fiquei muito interessado em ter um, já que a exaustão de ar dos notebooks se dá por baixo, e nem sempre há espaço suficiente para que o ar escape. É bem fácil de se fazer, a coisa mais difícil foi encontrar o material.

O que é necessário e onde comprar em Fortaleza
Primeiro procurei as grades. São grades para fazer estantes, que são montadas com conectores de plástico. Ninguém que eu conheço sabia onde comprar, então eu tive de ir passear no Centro de Fortaleza até encontrar um loja que vendesse.

Aqui está um link para a localização da loja. Ela fica perto do cruzamento da Rua Guilherme rocha com a 24 de Maio. É bem pequena e só vende isso: material para estantes. Comprei duas grades quadradas (8x8 quadrados) e uma menor, 2x8 quadrados. Custou R$2,50 cada grade grande e R$2,00 a menor.

As abraçadeiras eu demorei menos a encontrar, mas é mais difícil de achar no mapa. Aqui tem um mapa da região. É uma loja de material elétrico e hidráulico que fica entre a Praça do Ferreira e os Correios. A loja fica numa esquina, possivelmente na qual a Rua São Paulo termina e começa a Rua Visconde de Sabóia. Eu não lembro olhando de cima. As abraçadeiras custam 8 centavos a unidade. Comprei um cento, nunca se sabe quando serão úteis na hora de prender o irmão menor na mesa da cozinha.

A montagem
A montagem é fácil. Só precisei de 6 abraçadeiras. Primeiro juntei a grade menor a uma das maiores. Colocando a segunda maior por cima, dá pra ter uma idéia da inclinação final. Pelas fotos, dá pra ver que fixei a parte de cima da grade menor no segundo quadrado da grade que fica por cima. Colocar no terceiro deixa muito baixo. Colocar no final da grade não aumenta muito a inclinação.



A única coisa que ficou faltando foi pensar num mecanismo que permita encaixar e desencaixar as grades com facilidade, para ter alguma flexibilidade em relação à altura. Idéias são bem-vindas.

Outra coisa que pode adicionar um toque a mais de refrigeração é um ventilador alimentado pela USB, que poderia ficar por debaixo do notebook, entre as grades. Esse aí eu tenho quase certeza que em Fortaleza não se compra.


6 comentários:

Nelson Costa disse...

boa Xis, muito boa, aliás to precisando de um suporte desse. te pago hein
abraço

Handerson disse...

Po bacana mesmo, uma versão "free" da coisa.

Eu comprei um e estou gostando.
http://www.linuxmall.com.br/index.php?category=base_notebook

Abraços

Marcelo Emanoel disse...

Quanto ao cooler você pode fazer um usando a mesma ligação que foi usada nesse video com um cooler normal em vez de fazer com o motorzinho de brinquedo e os cds...

Xisberto disse...

Nelson, tá falando sério? É tão facin...

Marcelo, esse ventilador aí é coisa de hacker mesmo! Muito invocado!

Alain Fagot Béarez disse...

A loja das grades está na 24 de Maio, na entrada do shopping Mercadão, loja 132/133. Fácil de achar quando você deixa a praça José de Alencar por trás.

A(s) loja(s) das abraçadeiras fica(m) na esquina onde convergem as ruas São Paulo, Viconde de Sabóia, Conde d'Eu e Sena Madureira, ou seja em baixo da Praça dos Leões.

As grandes grades existem em tamanho 6x6 ou 6x8. Nas fotos são de 6x8 (as que comprei também). Existem também em branco para quém não quiser em preto.

Anônimo disse...

Compra um mini-ventilador comum mesmo e põe em um banco de sentar perto do micro. Vai ventilar.

É só uma solução provisória...