Google
 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cursos pela Internet das melhores Universidades.

Caros Telemáticos,

Hoje circulam na Internet cursos de nível superior dados por professores de 200 das melhores universidades do mundo, todos na íntegra e de graça. Nessa nova modalidade de educação a distância, ninguém ganha diploma no final, mas qualquer um passa a ter livre acesso ao supra-sumo da produção acadêmica, daí sua relevância. Tais cursos contribuem para elevar o nível de informação da rede mundial, além de ser uma preciosa fonte de conhecimento para gente sem tempo, dinheiro ou ambição para ingressar um curso tradicional.

Uma pesquisa da universidade de Yale, traçou um perfil de quem chega ao final desses cursos. São pessoas em busca de um aprimoramento na educação formal, e também gente sem nenhuma conexão direta com o tema das aulas. São sociólogos em cursos de química e matemáticos nos de arquitetura, que acompanham as aulas com o único propósito de "expandir os horizontes intelectuais".

Estes cursos, no entanto, não substituem os convencionais, apesar das aulas filmadas e disponibilizadas na Internet. Pois os estudantes não têm aulas práticas e contato direto com os professores, pressupostos básicos para uma boa educação. Mas alguns professores respondem questões por email, indicam livros e execícios, e promovem encontros on-line. Para as universidades, oferecer aulas gratuitas é uma maneira de divulgar seus nomes em outros países.

Segue abaixo os endereços dos cursos nas universidades mais acessadas:

Universidade Yale
http://open.yale.edu/courses

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
http://ocw.mit.edu

Universidade da Califórnia, em Berkeley
http://webcast.berkley.edu

Universidade Stanford
http://stanfordocw.org

Instituto de Tecnologia de Paris
http://graduateschool.paristech.org

Fonte: Revista Veja

Um comentário:

rosy123 disse...

I wanted to thank you and congratulate you on this site, which has been with me for a long time.

Voyance mail gratuit directe