Google
 

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Convite

Boa noite a todos,

como diz o título do post diz, eu venho através deste convidá-los para terem acesso a uma biblioteca virtual. Esta biblioteca foi uma idéia que eu tive de reunir todos os meus livros digitais, artigos, Teses e Dissertações, revistas, etc. As intenções disto são: reunir materiais do meu interesse (de trabalho, de estudos e de diversão) em um único local, ter um Backup teoricamente confiável, acessar de qualquer lugar, com internet é claro, e compartilhar estes arquivos com outras pessoas. Por enquanto esse espaço tá sendo usado principalmente por livros técnicos e artigos sobre redes, mas isso não quer dizer que eu não possa colocar músicas por exemplo.

Mas como isso funciona? Eu criei uma conta no Gmail, o local de armazenamento com o melhor custo/beneficio que eu conheço, onde coloco todo o material. Vocês terão acesso a esta conta e poderão baixar os itens e colocar outras coisas. Este acesso pode ser feito através do browser entrando no Gmail e navegando ou então através do GSpace ( www.getgspace.com). O GSpace é uma extensão do Firefox, que você instala através do site e para usá-lo você deve se logar via Firefox e depois abri-lo no menu Ferramentas. O funcionamento é parecido com o serviço de FTP remoto, quando aberto, aparece as pastas do PC local e as pastas remotas, onde você pode navegar e fazer o download.

Bom, chegamos na parte dos problemas. Como todos sabem o Gmail é um serviço de email("é claro") e não um Disco virtual, isto quer dizer que quando estiverem logados vocês poderão ter acesso a todas configurações e serviços, apagar os itens e inclusive mudar a senha, mas é claro que vocês não vão fazer isto, não é Bruno Marques? Pensando nisto eu pensei em algumas contenções:

  1. Trocar a senha do email periodicamente, assim eu posso limitar o acesso a pessoas que somente possuem autorização. Fica claro que o período entre as trocas é totalmente vulnerável.
  2. Se outras pessoas ficarem interessadas, vocês devem me comunicar que elas irão receber as senhas atualizadas.
  3. Não mandar as senhas para grupos ou listas de discurssões, somente email de pessoas físicas.
  4. Apagar todos os itens adicionados por outras pessoas, se quiser sugerir algo, vocês devem me enviar e eu mesmo disponibilizarei, se eu quiser é claro.

É claro que estas ações não chegam nem perto da segurança total, o que estamos fazendo é uma gambiarra. Isto poderia melhorar se por acaso o Google tivesse uma senha de root no Gmail e uma senha de usuário comum, mas isso são detalhes.


Bom abaixo seguem a conta e a primeira senha:

Usuário Gmail: biblioteca.edsrod
Senha: tempsenha

Vocês pode está achando que eu sou tirano ou egoísta ao proibir que outras pessoas coloquem materias no meu "HD", mas a idéia é que este espaço seja meu, com as minhas coisas e de meu interesse,mas isto pode ser resolvido de uma maneira: Vocês criarem as suas próprias bibliotecas virtuais, com suas coisas e que possam compartilhar com outras pessoas.

Quem sabe, no futuro, o Google implemente algo que permita a idéia de bibliotecas virtuais.

Valeu, façam bom proveito e bebam, quer dizer, usem com moderação.


2 comentários:

Bruno Garcia disse...

Não seria algo semelhante ao porta-arquivos do yahoo?

Reginaldo Silva disse...

Bacana, Edson!
Estou vendo como utilizar tal recurso.
Valeu!