Google
 

quarta-feira, 11 de abril de 2007

FÓRUM CEARENSE DE PROTAGONISMO JUVENIL

Caros Telemáticos,

Nesta terça-feira, dia 11/04, aconteceu no auditório do Gabinete do governo, no Palácio Iracema, o Fórum Cearense de Protagonismo Juvenil, iniciativas conjunta da Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

O evento teve por objetivo ouvir a opinião dos jovens sobre o projeto de acréscimo de mais 800 horas ao currículo do Ensino Médio, que está sendo conduzido pela Seduc com apoio da Secitece na formatação de conteúdo para formação massiva de programadores de software com vista à exportação para o mercado offshore.

O encontro teve a participação dos jovens empreendedores da Cooperativa Pirambu Digital, estudantes da comunidade Titanzinho, do projeto de inclusão social por meio da inclusão digital, que replica a experiência do Pirambu. Participaram estudantes da UVA de Sobral. Além de empresários da área tecnológica como o diretor do Instituto Atlântico, diretor do Instituto Titan, diretor da Secrel International e outros empresários da área.

Bruno Garcia, Caio, Ingrid, Nelson, Michel, Savio e Daniel (Milhouse) estivemos presentes, representando os alunos da disciplina de Projeto Social do CEFET-CE implantada na gestão do secretário adjunto da Secitece, Mauro Oliveira, quando diretor do Cefet-CE.

Neste evento foram apresentados as experiências das ações realizadas por estes jovens em suas respectivas comunidades, cidades e projetos sociais. O Daniel (Milhouse) representou os alunos da disciplina, apresentando o projeto de sua equipe: aulas de inclusão digital para alunos de uma escola pública do município de Guaiuba.

Aconteceu também a apresentação do protótipo do Portal Jovem, idealizado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia e desenvolvido pela Cooperativa Pirambu Digital, que pretende ser um espaço digital para que o jovem cearense possa visualizar oportunidades profissionais, compartilhar experiências pessoais em projetos sociais, entrar em contato com outros jovens através de chat e fórum, cadastrar curriculum, visualizar noticias e outras funcionalidades.

O evento foi bem interessante, pois podemos ouvir outras experiências sociais realizadas por outros jovens em comunidades distintas, como: Sobral, Guaiuba, Pentecoste. Assim podemos compreender a realidade vivida em outros lugares, e perceber que felizmente o governo representado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia está se mobilizando para realizar ações que possam gerar oportunidades para uma maior parcela da sociedade.

A noticia completa pode ser lida, no link abaixo:
http://www.sct.ce.gov.br/noticia.asp?IdNews=304

Seguem abaixo, dois vídeos (sem áudio) que gravamos durante o evento:

No primeiro vemos Daniel (Milhouse) apresentando:




No segundo vemos aquele famoso vídeo do Cefet Pirambu que saiu no Bom Dia Ceará, e que o Mauro já exibiu para nós umas trezentas vezes:


2 comentários:

Xisberto disse...

Se garantiu Bruno Garcia, ótimo relato!!
Não pude ir ao Fórum por problemas de última hora, mas dei mó valor à sua iniciativa de mandar os resultados obtidos pro nosso blog.

Edson Rodrigo disse...

Parabéns ao pessoal que foi ao este forum e o viva ao Daniel MillHouse