Google
 

domingo, 15 de abril de 2007

Governo lança portal de software público com programas gratuitos

O governo federal oficializou nesta quinta-feira (12/04), durante o primeiro dia do 8° Fórum Internacional de Software Livre (FISL 8.0), o Portal do Software Público Brasileiro, página na internet que reúne soluções de código aberto desenvolvidas por órgãos governamentais disponíveis para download.
Entre as opções já online está o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), sistema desenvolvido pela Dataprev com funcionalidades capazes de fornecer diagnósticos do parque computacional de uma determinada instituição, tanto em hardware como software. A solução também promete o fornecimento de informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos mapeados.
Além da divisão de downloads, o portal traz também notícias, listas de integrantes das comunidades e deve apresentar, até o fim do ano, uma lista com todos os prestadores de serviços relacionados aos softwares.
Compartilhamento estratégico
A coordenação das soluções divulgadas no portal fica a cargo de Corinto Meffe, também gerente de soluções da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), e um dos idealizadores do modelo.
Segundo Meffe, o modelo nasceu da intenção de alguns grupos do governo federal em compartilhar com a comunidade certos códigos desenvolvidos internamente por meio do modelo de licenciamento GPL [General Public License], que prevê a leitura, modificação e redistribuição do novo software também em código aberto.
Na prática, o formato ao que se enquadrou o software público prevê que o órgão que liberou o código não possa descontinuá-lo posteriormente. Dessa forma, existe uma segurança um pouco maior para quem está usando e mesmo modificando o código do sistema em questão.

3 comentários:

Reginaldo Silva disse...

Bacana!
Dei uma olhada no site. Bem interessante, lá tem uma lista contendo os SWs livres iniciais:http://www.softwarepublico.gov.br/spb/ListaSoftwares
Já fiz o meu cadastro por lá!

Kuno disse...

Detalhe que essa solução tenta fazer o que o IBM Director faz.

Xisberto disse...

Tá, essa solução não faz o que o IBM Director faz? E o IBM Director é aberto a todos na Internet? Custa quanto? O que faço para me cadastrar nele, como o Reginaldo se cadastrou no portal do governo?